sábado, 15 de março de 2008

Vários fatores interferem na qualidae de vida no trabalho, que vão desde os físicos até os emocionais. Dentre os fatores físicos que interferem na qualidade de vida no trabalho podemos citar vários como por exemplo o mobiliário, a iluminação, a organização e a temperatura.
Falando especificamente deste último, cito uma reportagem sobre o "Ar-condicionado" desregulado, na revista ÉPOCA edição n° 510, de 25/02/2008. Onde vemos que o objetivo da criação do ar-condicionado foi para manter baixos níveis de temperatura e umidade nas gráficas. Mas ele difundiu-se para todos os ambientes de trabalho.
Sem dúvida uma boa invenção para um país de clima quente como o Brasil, entretanto a sua manutenção deve ser rigorosa afim de evitar destemperos ou até mesmo ar impuro.
Quando se fala em qualidade de vida no trabalho, devemos considerar este fator com a devida relevância, pois um ambiente destemperado e com o ar impuro desencadeia outros fatores de grande importância como a disposição e o humor das pessoas.

domingo, 9 de março de 2008


Nos dias de hoje as organizações têm que se esforçar ao máximo para sobreviver e, consequentemente os empregados têm sido submetidos a um enorme desgaste e sacrifício pessoal. A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) surgiu como uma ferramenta de gestão de grande importância.

O conceito de QVT vem se modificando e se adaptando ao cenário desde a década de 1950, que a princípio visava a reação do indivíduo ao trabalho. Posteriormente passou a ser vista como sinônimo de grupos autônomos com um conjunto de abordagens, métodos ou técnicas para melhorar o ambiente de trabalho. No início dos anos 80 pregava a administração participativa e há até quem afirme que não passa de modismo.

Entretanto a QVT é um importante instrumento de gestão, pois ocorre quando se olha a empresa e as pessoas como um todo, é o que chamamos de posicionamento biopsicossocial. Este posicionamento representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, ciração de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e o desenvolvimento das pessoas durante o trabalho na empresa.