domingo, 9 de março de 2008


Nos dias de hoje as organizações têm que se esforçar ao máximo para sobreviver e, consequentemente os empregados têm sido submetidos a um enorme desgaste e sacrifício pessoal. A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) surgiu como uma ferramenta de gestão de grande importância.

O conceito de QVT vem se modificando e se adaptando ao cenário desde a década de 1950, que a princípio visava a reação do indivíduo ao trabalho. Posteriormente passou a ser vista como sinônimo de grupos autônomos com um conjunto de abordagens, métodos ou técnicas para melhorar o ambiente de trabalho. No início dos anos 80 pregava a administração participativa e há até quem afirme que não passa de modismo.

Entretanto a QVT é um importante instrumento de gestão, pois ocorre quando se olha a empresa e as pessoas como um todo, é o que chamamos de posicionamento biopsicossocial. Este posicionamento representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, ciração de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e o desenvolvimento das pessoas durante o trabalho na empresa.

Nenhum comentário: